A importância da ficção cristã para os jovens leitores.

Se você não sabe o que é ficção cristã, está na hora de saber (rsrs).
Seguem agora algumas respostas sobre o assunto:

O que é ficção cristã?
As obras de ficção cristã são aquelas que transmitem os valores cristãos em seu contexto. Hoje em dia há obras de ficção cristã na literatura, no cinema e na televisão.
Podemos citar como exemplos de ficção cristã os filmes dos irmãos Kendrick: A Virada, Desafiando Gigantes, Prova de Fogo.
Na televisão, temos por exemplo a novela “Os Dez Mandamentos”, que conta uma história baseada em fatos reais, mas que também inclui elementos de ficção no contexto.
Na literatura há vários títulos de ficção cristã, nacionais e internacionais, sendo que um dos mais conhecidos é “Amor de Redenção”, da escritora Francine Rivers.

O que não é ficção cristã?
Em se tratando da literatura, não são aquelas obras doutrinárias, nem que defendem uma instituição, denominação ou uma religião em si. A ficção cristã apenas apresenta, ainda que de forma sutil, os ensinamentos de Cristo, que são: o amor a Deus acima de tudo, o amor ao próximo, o perdão, a redenção, a Fé e a Salvação.

A quem se destina a ficção cristã?
A todos, independente de sua crença, se têm ou não religião. Todos aqueles que procuram histórias com valores positivos certamente irão se identificar com esse gênero.

Valores cristãos:
Em um mundo onde a violência, o egoísmo e a falta de compreensão tem aumentado a cada dia, os valores cristãos anteriormente citados são muito bem vindos. Por isso a importância desse tipo de literatura chegar até os jovens e até mesmo às crianças.

Jesus ensinava através de parábolas:
As histórias sempre tiveram um alto grau de influência sobre o ser humano, desde a antiguidade. As pessoas sempre procuram alguém com quem se identificar.
Prova disso é que Jesus usava parábolas para ensinar seus seguidores. Por diversas vezes, quando multidões o ouviam, Ele contava alguma história (parábola) para dar um exemplo de alguma situação e, dessa forma, ensinar sobre o perdão, a Salvação e outros valores.

A importância da ficção cristã para o jovem leitor:
É de suma importância termos “parábolas modernas” para construirmos uma sociedade mais pacífica e justa. Não quero dizer com isso que as parábolas de Jesus estejam ultrapassadas. Não! De forma alguma!
Pelo contrário, elas são atemporais, serviram e sempre servirão para nos levar a profundas reflexões e mudanças de comportamento. Porém, precisamos seguir o exemplo de Jesus e continuar fazendo histórias com as quais as pessoas se identifiquem e reflitam sobre suas vidas.
Por isso é tão importante que os jovens leitores tenham contato com a ficção cristã, pois certamente serão valores que, independente da religião ou da crença, farão de todos cidadãos mais conscientes.




0 comentários:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião :)