Análise de Livro: Amor de Redenção.

Amor de Redenção é um livro da escritora americana Francine Rivers, escrito há mais de vinte anos, mas que nunca torna-se desatualizado, até porque é uma história de época, retratando a corrida do ouro na Califórnia em 1850.
Fala da história de amor entre o fazendeiro Michael Hosea e a prostituta Angel, baseando-se na história bíblica de Oséias e Gômer.
Na minha opinião, este não é um livro para qualquer pessoa. As intenções da autora foram as melhores, mas a intenção do leitor também tem que ser. O objetivo principal da história foi mostrar o amor sacrificial do Senhor Jesus por cada um de nós, pecadores, e isto é visto na história pelo amor incondicional de Michael por Angel, mas o leitor tem que ter esta sensibilidade.
Resumo:
Angel tem uma infância terrível: o pai era casado e sua mãe era apenas a amante dele. O pai deixa claro que ela nunca deveria ter nascido. Aos oito anos, Angel já era uma pequena orfã e foi vendida para a prostituição. Sua adolescência se resumiu em abusos, violência e sucessivas perdas das poucas pessoas com quem se apegou.
Aos dezenove anos, ela foi vista por Michael Hosea, um homem de Fé, que imediatamente teve certeza que deveria se casar com ela, não por sua beleza, mas por um propósito divino.
Michael inicia então, uma terrível batalha para que Angel venha superar seus traumas e seu passado, mas ela simplesmente não quer lutar, quer apenas viver a mercê de seus pensamentos negativos.
O amor sacrificial de Michael, aliado a sua Fé inabalável em Deus, vão dando a ele forças para, no dia a dia, vencer os inimigos invisíveis de Angel e todo o preconceito de uma sociedade conservadora, que não acredita em redenção e recomeço.
Pontos positivos e negativos:
- A autora deixa claro que somente o amor não seria capaz de vencer uma batalha estritamente espiritual, isso só se torna possível com o uso da Fé.
- A autora mostra o que é o verdadeiro amor: aquele que sacrifica, que dá sem esperar receber nada de volta.
- O personagem Michael é um homem exemplar: íntegro, fiel e convicto. Mas não é perfeito. A história mostra que ele é um ser humano como qualquer outro, com defeitos e fraquezas.
- A autora descreve em diversas cenas o ato sexual, mas consegue fazer isso sem que fique vulgar ou apelativo. Ela consegue transmitir a mensagem de que Deus criou o sexo para ser algo prazeroso entre um casal casado, uma entrega total e expressão máxima do amor.
Deixa claro também que Deus não vê o sexo como pecado, desde que dentro do casamento, e também não apenas como prazer carnal, mas uma união completa e espiritual.
- Com tantos livros poluindo a mente das pessoas, transmitindo uma ideia errada sobre o sexo e o casamento, Amor de Redenção conseguiu mostrar a visão de Deus para este assunto.
- Ao ler o livro você aprende a ver as pessoas por dentro, entender suas atitudes como fruto de seu passado, e entende que a Salvação que o Senhor Jesus oferece é para todos.
Agora os pontos negativos:
- Angel ouve constantemente uma voz negativa em sua mente. Para um leitor mas esclarecido, fica claro que é a voz do diabo. Porém, na história, entendemos que é apenas a voz de Duke, um personagem malvado e sem escrúpulos.
- A personagem Miriam é um poço de emoções sem fundamento. Uma menina chorona e louca para casar, que, ao meu ver, não serve de exemplo para ninguém kkk. A autora tentou fazer com que os leitores se simpatizassem com essa personagem, mas no meu caso, não funcionou.
- Como disse no início, este não é um livro para qualquer pessoa. Angel era uma prostituta e, suas atitudes são mostradas em detalhes. A vida sexual entre ela e Michael também. Francine Rivers sabe descrever bem emoções e sentimentos. Mas um leitor desavisado, que está apenas em busca de simples emoção, pode ficar focado nisso, sendo que o foco da história é outro.
Considerações Finais:
Lendo Amor de Redenção vi que os personagens foram muito bem construídos. Francine Rivers realmente sabe do que está falando.
Algumas falas de Angel lembram muito os relatos de Andressa Urach em seu livro: Morri para Viver.
Um filme sobre o livro Amor de Redenção está sendo produzido nos Estados Unidos, com previsão de lançamento para o ano que vem. Há muitas especulações e muito mistério em torno dos atores do filme, mas por enquanto, o que está sendo mais cogitado é o ator Jim Caviezel como Michael Hosea.
Se você não está em busca de apenas emoção, mas de um livro que fala sobre o poder da Fé, o triunfo do amor e a visão que Deus tem para cada alma perdida, Amor de Redenção é uma boa pedida.

Vejam aqui o que a Cristiane Cardoso diz sobre Amor de Redenção:
http://blogs.universal.org/cristianecardoso/pt/primeiro-romance/


0 comentários:

Postar um comentário

Participe deixando sua opinião :)