Capítulo 1: Era uma vez nos anos 90.
O livro começa com a narração de Laura, ainda criança, nos anos 90, falando sobre seu costume de brincar na rua com seus amigos: Ricardo, Sindy, Tainá e Gabriel.
Durante uma dessas brincadeiras, ela vê que uma nova família muda-se para o quarteirão: o casal Rogério e Luiza, juntamente com seus filhos Juliana e Jader, que têm a mesma idade que Laura e seus amigos.
A narrativa segue identificando os personagens ainda crianças.

Neste capítulo, Laura já é uma grande amiga de Juliana e Jader, e conta algumas de suas principais aventuras junto com eles e o resto da turma.
Também é descrito o que acontece no lar de Juliana e Jader: os irmãos presenciam o constante mau humor do pai e a opressão da mãe. Ainda neste capítulo, Ricardo revela aos amigos que gosta de Juliana, e ela, por sua vez, cria certa rivalidade com Tainá.
Capítulo 3: Que olhos verdes você tem.
Este é um capítulo um pouco mais curto, onde ao mesmo tempo em que há uma aproximação entre Ricardo e Juliana, há também o golpe final de Rogério em sua família, o que os leva a tomarem uma drástica decisão.
Capítulo 4: E de repente tudo muda.
O título do capítulo já diz tudo. De uma hora para outra Luíza resolve ir embora com seus dois filhos e a grande amizade entre as crianças do bairro fica ameaçada.
Capítulo 5: A distância crescente.
Aqui as crianças vão crescendo e se distanciando aos poucos. Isso é mostrado de uma forma rápida na história.
Capítulo 6: Bem vindos ao mundo adulto.
Como o título já sugere, começa aqui a segunda fase da história, onde os personagens já são adultos após quinze anos. As amizades da infância já não existem.
O foco recai sobre Juliana, que tornou-se obcecada em conquistar tudo sozinha em sua vida e provar que não precisa de nada nem ninguém, afastando-se até mesmo da própria família. São apresentados novos personagens: suas amigas Priscila e Flaviana, além do namorado Maycon.
Capítulo 7: Vai encarar?
A pergunta no título é devido ao desafio que Juliana terá que enfrentar: ver o pai após tanto tempo e após tantas mágoas. Afinal, ela recebe a notícia que Rogério foi atropelado e precisa decidir se vai até ele ou não. Situação difícil para ela.
Começa então seu maior dilema.
Capítulo 8: Não adianta fugir.
Juliana fica relutante e evita a todo custo ter que reencontrar o pai. Jader joga toda a responsabilidade para ela. Priscila a aconselha a encarar o passado e resolver a vida. Até que finalmente Juliana resolve colocar os pingos nos is e enfrentar suas dolorosas lembranças.
Capítulo 9: O reencontro.
O reencontro aqui não é apenas entre Juliana e seu pai, mas também entre ela e seu passado, ela e seus amigos de infância. Cada reencontro é narrado de uma forma reflexiva e detalhada. Especialmente o reencontro entre Juliana e Ricardo, indicando que surpresas virão...
Capítulo 10: A vida não tem lado B.
Reencontrar os amigos faz com que Juliana reflita sobre sua vida e suas escolhas. Todos são muito diferentes dela. Ricardo chama sua atenção por algum motivo.
Ela vê que a criança que foi não se orgulharia do adulto que se tornou.
Capítulo 11: De volta à casa amarela.
Apesar de ter visto o pai e de tantos conselhos dos amigos, o passado de Juliana ainda é um fantasma para ela. Mas neste capítulo, ela toma a decisão de quebrar seus traumas, eliminar tudo o que há de negativo dentro de si e recuperar seu coração de criança.
É então que vem o (Capítulo 12:) O resgate do coração perdido.
Onde Juliana inicia sua batalha contra seu pior inimigo: ela mesma e suas lembranças e cicatrizes. Finalmente ocorre uma conversa entre ela e seu pai.
Capítulo 13: O pianista de óculos.
Ricardo é um personagem discreto em toda a história, e é justamente sua discrição que chama a atenção de Juliana. Porém, neste capítulo ele ganha um destaque e fica visível que existe algo da parte dele também. Algo que nem ele mesmo sabe.
Capítulo 14: E desde quando você acredita em Deus?
Juliana está mudando aos poucos, mas nem todos acreditam em sua mudança. Ela resolve compartilhar sua experiência de vencer o passado com a mãe e o irmão, que também estão muito magoados com Rogério, mesmo depois de tanto tempo.
Capítulo 15: Como se o tempo não tivesse passado.
Juliana e Ricardo relembram fatos marcantes e engraçados da infância e revivem situações parecidas no presente. Revelações são feitas de ambas as partes.
Capítulo 16: O resgate de mais corações.
Juliana consegue colocar toda a família frente a frente após tantos anos. São momentos de muita emoção. O impossível parece possível agora.
Capítulo 17: Você é a pessoa certa.
Após a superação de tantos traumas, Juliana começa a pensar em sua vida amorosa. E por que não incluir Ricardo nesses planos?
Capítulo 18: A vida nunca mais será a mesma.
O título faz alusão a um grande sucesso internacional dos anos 90 que dizia o mesmo em sua letra. Juliana passou por uma transformação ao longo da história e com certeza não será a mesma, com seu novo coração de criança.
Tudo isso graças ao (Capítulo 19: O) poder do perdão que transformou a ela e a sua família.
Ficou afim de ler? Acesse: http://www.bookess.com/read/21376-meu-coracao-de-crianca/
0 comentários:
Postar um comentário
Participe deixando sua opinião :)