Na tradução da Bíblia feita por João Ferreira de Almeida, o capítulo 11 de Eclesiastes fala sobre a "primavera da vida". Veja só:
"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade." (Eclesiastes 11:9-10)
Mas o que seria essa tal primavera da vida?
Bom, a juventude é o período da força total. Força física, força da criatividade, força dos hormônios, força da disposição, força dos sentimentos, força da disposição. Ou seja, na juventude, tudo é muito intenso.
Quem nunca fez grandes amizades no colegial e achou que aqueles amigos seriam para a vida toda? Você colocou toda sua força nas amizades, mas se você já saiu do colegial está ciente de que nem toda amizade é para sempre, mesmo aquelas em que você investiu muito do seu tempo e do seu ombro amigo.
Quantos jovens entram em relacionamentos amorosos aos 14/15 anos ou menos, e só depois dos 20, quando sua mente já está realmente formada, percebem que perderam seus melhores anos sendo enganados pelo próprio coração ou até se submetendo a humilhações e traição?
Enfim, nessa fase tudo é muito intenso e tudo tem muita força. Acredito que por isso seja a fase que a Bíblia chama de primavera da vida. Nessa época, tudo deveria ser bonito como a primavera, mas devido a grande maioria dos jovens serem movidos apenas por suas próprias emoções e esquecerem-se de Deus, as flores tornam-se espinhos.
A força que os jovens investem, na maioria das vezes é em coisas que a Bíblia chama de vaidades, ou seja, futilidades, coisas que não levam ninguém a lugar nenhum. Colocam sua força em tudo aquilo que a mídia e a moda sugerem, sem avaliar se de fato aquilo é benéfico. Por isso tantos jovens perdidos e fracos, enquanto deveriam ser mais fortes do que nunca, afinal, são jovens.
Na tradução da Bíblia Fiel (ACF), ao invés de "primavera da vida" encontramos a palavra "adolescência", onde não é simplesmente a juventude, mas aquela fase de transição total, o comecinho de tudo, vocês sabem, não é? Quando você pensa que é adulto, mas não passa de uma criança. Pensa que tem personalidade, mas é o maior mente fraca kk, influenciado pela música, pelas novelas, pela internet.
O plano de Deus era que a adolescência e a juventude fossem a primavera da vida, ou seja, uma fase bonita e cheia de boas lembranças. Ele até deu a receita pra isso no versículo acima, leia de novo, o de Eclesiastes. Ele diz para você se alegrar, remover a dor e o desgosto e lembrar que um dia vai prestar contas de tudo, ou seja, você tem que ter responsabilidade.
Mas entre ouvir os conselhos de Deus e ouvir os conselhos da mídia (inclui-se aqui youtubers desocupados, celebridades que se afundam em drogas e álcool e etc) a maioria dos jovens preferem a segunda opção. E aí a primavera se torna uma floresta de cactos.
Não é a toa que vemos um grande número de jovens que se auto mutilam, que entram em depressão ou se suicidam. Deus pede que nos alegremos, mas eles se deixam influenciar por tudo o que há de sombrio nesse mundo, desde músicas até filmes.
Não é a toa que o maior índice de mortes em acidentes automobilísticos está entre os jovens. Deus fala que prestaremos conta de tudo, mas eles se deixam levar pelas músicas que giram em torno de duas palavras: balada e beber (álcool, é claro). Adianta tanta campanha contra álcool no trânsito, com tanta música incentivando o contrário? O que fica mais na cabeça? O resultado taí: enche a cara, pega o carro, mata e morre.
Não é a toa que o número de adolescentes que já são mães (ainda que não tenham condição física, psicológica, espiritual e financeira) aumentou assustadoramente. Deus pede para removermos a dor do coração, mas a mídia (em especial novelas adolescentes) incentiva a seguir cegamente o coração, fazer a fila andar, nunca estar só e se entregar a outra pessoa fora de uma aliança de compromisso, o casamento. E tudo mundo segue, sem pensar.
Seria bem mais fácil ouvir a voz de Deus. Mas o mundo tem gritado mais alto.
Deus sabe que os jovens são fortes e têm total condição de vencer o mal: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." (1 João 2:14) Porém, se você é jovem e não tem vivido a primavera da vida, tem sido fraco ao invés de ser forte, tem sido vencido e influenciado, verifique se tem ouvido os conselhos de Deus ou vozes de pessoas influentes, mas que não têm nada de útil para passar.
Ouça a voz de Deus, pode crer que Ele tem o melhor pra você. Ele quer que você seja forte.
:)
Aqui eu falei um pouquinho de como fui influenciada na minha adolescência: E se eu fosse adolescente?
E aqui eu falo sobre 29/02, o livro que escrevi enquanto meditava no livro de Eclesiastes na Bília, onde uma das principais mensagens é justamente a juventude.
0 comentários:
Postar um comentário
Participe deixando sua opinião :)